• Pelotão de Elite – Antioxidantes e seus benefícios
  • Pelotão de Elite – Antioxidantes e seus benefícios

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Muito tem se falado dos alimentos e dos nutrientes antioxidantes, e de todos os benefícios que eles podem oferecer para manter a saúde, prevenir doenças e diminuir o envelhecimento precoce. Os antioxidantes são substâncias contidas nos alimentos, responsáveis pela limpeza do organismo. Eles estimulam a eliminação de radicais livres que fazem mal ao nosso corpo, tanto à saúde quanto à beleza. Eles podem ajudar a deixar a pele mais bonita, a retardar rugas e a limpar os órgãos vitais, ajudando o sangue a circular e melhorando o funcionamento do coração.

Sabe-se que a ativação de vias metabólicas específicas, durante ou após o exercício, resultam na formação de radicais livres ou radicais livres de oxigênio. O termo radical livre refere-se a moléculas com átomos muito reativos, que contêm número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica, eles são moléculas instáveis que buscam a estabilidade, e para isso vão se ligar ao que encontrarem.

A maior parte do oxigênio que vem da respiração é neutralizado pela cadeia respiratória celular, terminando seu ciclo em água. Porém, uma pequena parcela é transformada em radicais livres, cujo excesso é prejudicial ao organismo, podendo causar doenças.

Precisamos respirar para viver, então, estamos produzindo radicais livres o tempo todo. Dessa forma, para combater os danos dos radicais livres no organismo, o nosso corpo tem dois sistemas antioxidantes: o sistema antioxidante endógeno (produzido pelo organismo) e o sistema antioxidante exógeno (adquirido pela ingestão de alimentos e nutrientes antioxidantes).

Os antioxidantes exógenos são aqueles que precisam ser consumidos por meio da alimentação e que são responsáveis por minimizar e até bloquear os danos causados pelos radicais livres.

Especialmente para você que pratica atividade física, a inclusão de antioxidantes à sua dieta está relacionada à diminuição do risco de desenvolvimento de doenças e do envelhecimento precoce associados ao acúmulo de radicais livres. Dessa forma, se você consome não somente as calorias necessárias para suprir suas necessidades energéticas, mas também nutrientes essenciais antioxidantes, você desfruta de um bom estado nutricional e consequentemente de um melhor desempenho físico.

Os principais antioxidantes exógenos são a vitamina C, a vitamina E, o betacaroteno, os flavonoides, o licopeno, as catequinas e os polifenóis, podendo ser encontrados em laranja, kiwi, morango, oleaginosas, azeite de oliva extravirgem, cenoura, couve, espinafre, mamão, frutas vermelhas, brócolis, tomate, noz etc.


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