• Pelotão de Elite – Confraternização de fim de ano: como não fugir da dieta?
  • Pelotão de Elite – Confraternização de fim de ano: como não fugir da dieta?

  •  

Com a proximidade do fim do ano, não faltam festas: amigo oculto, confraternizações, Natal e Ano-Novo. A comida e a bebida acabam sendo as protagonistas dessas comemorações e fica difícil resistir às tentações. Portanto, as palavras para o fim de ano são equilíbrio e prazer.

No dia das festas, é importante que você coma de 3 em 3 horas e faça refeições balanceadas para não chegar na hora H com uma fome enorme a ponto de impossibilitá-lo de fazer escolhas equilibradas. Ou seja, nada de fazer jejum o dia inteiro para “compensar” o que vai comer à noite, isso apenas vai prejudicar você.

 Durante a refeição principal, escolha alimentos que você realmente goste e está com vontade de comer e os experimente sem culpa. Sente-se à mesa e saboreie os alimentos devagar e com tranquilidade, mastigando bem, sentindo o sabor e o prazer que eles lhe trazem. É importante comer devagar, quem come muito rápido passa do seu ponto real de saciedade, isso porque quem avisa que estamos satisfeitos é o cérebro e não o estômago, e ele demora até 20 minutos para nos informar. Então, converse bastante, mastigue e sinta bem os alimentos, e consequentemente você vai comer menos.

Nesta época do ano, as frutas ganham destaque e são sempre saborosas. Uvas, peras, melancias e até maçã são muito bem-vindas e equilibram o seu cardápio. Consumi-las durante as comemorações traz inúmeros benefícios ao corpo humano e adoça mais ainda o seu paladar. Outra dica é sempre comer a salada antes, além de bonita, ela serve para nos dar saciedade, pois é rica em fibras.

No dia seguinte, tome bastante água, sucos naturais e coma frutas, legumes e verduras, além das fontes de carboidrato e proteína que você come normalmente. Evite preparações fritas e comidas muito pesadas e não deixe de praticar exercícios físicos. Mesmo que você esteja sem tempo e organizando os preparativos das festas, caminhe bastante ao ar livre, nem que seja no quarteirão da sua casa. Se não der para ir à academia nesses dias, não se esqueça de fazer caminhada ou correr no parque e boas festas!

 

 


Deixe seu comentário