• Pelotão de Elite – Neste ano eu quero emagrecer: Como?
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Com a chegada de um ano novo e depois de todas as festas e comemorações, muitas pessoas só conseguem pensar em uma coisa: emagrecer. Mas cuidado, é muito fácil ser seduzido por dietas sem respaldo, que prometem milagres em pouquíssimo tempo, algo que não é nem um pouco natural. Emagrecer de forma saudável requer um plano em longo prazo que deverá ser mantido por toda a vida. Não adianta adotar um regime totalmente restritivo que você não aguentará seguir por mais de um mês.

A chave para o sucesso muitos já conhecem. A reeducação alimentar é um processo de mudança de atitude em relação ao alimento, não apenas comer a coisa certa na hora certa, mas ter uma relação diferenciada com a alimentação, sem culpa, sem medo, sem ansiedade, descobrindo o verdadeiro prazer de se alimentar.

O processo de reeducação alimentar e emagrecimento é constituído de algumas etapas. A primeira delas é perder peso, de forma saudável, com informação adequada e determinação. Mudar seus hábitos, suas rotinas, sua forma de encarar a alimentação e a saúde está incluído nessa etapa.

Depois, vem a fase de manutenção para continuar perdendo peso, se necessário, ou para manter o peso saudável. E para manter os hábitos adquiridos e não permitir que eles se percam quando atingir seu objetivo principal, o que nem sempre é fácil.

Algumas dicas são fundamentais. “Se alimentar a cada 3 horas” é uma frase sempre citada como a primeira dica de alimentação saudável. Isso porque se o seu organismo recebe refeições adequadas, em intervalos regulares, mantém o metabolismo acelerado, pois para digerir os alimentos é necessária a mobilização de energia. E quando se passa muito tempo em jejum, a tendência é que na próxima refeição o consumo seja maior que o habitual. Ou seja, não permanecer muito tempo em jejum é uma dica preciosa no processo de reeducação alimentar.

Para que tudo dê certo, é preciso muito planejamento e disciplina. Programe-se! Pense nas refeições do dia ou da semana e faça as compras para garantir que os alimentos planejados estejam sempre disponíveis. Mantenha os alimentos adequados ao seu alcance, e mantenha as tentações afastadas.

Não se esqueça da atividade física. Além de trazer benefícios para nossa saúde, ela libera hormônios do bem-estar, fazendo com que você se sinta mais feliz e disposto para encarar as mudanças propostas. Todos devem procurar uma atividade física que lhes agrade, sob a orientação de um profissional da área.

Faça escolhas inteligentes, tente não contar calorias para não cair na tentação de comer um alimento sem propriedades nutricionais em vez de um alimento nutritivo só por ter as mesmas calorias. Não se esqueça de que o resultado final não está só na balança, mas na melhora da qualidade de vida.


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